Tuesday, February 2, 2010

O segundo filho


Esse é o caculinha lindo da mamãe!

Ter o segundo filho é tão diferente. "Todo mundo deveria ter o segundo filho antes do primeiro!"
Tudo funciona melhor, ter consciencia de que os probleminhas, o caos, as incertezas vao passar, de que a loucura que vira a nossas vidas quando temos um recém-nascido em casa é apenas uma fase faz toda a diferenca.
A gente desenvolve a consciencia que aquele bebe não vai chorar pra sempre, que não vai ter colica eternamente, que vai pegar o peito, aprender a mamar num intervalo de tempo maior, que vai gostar do braco de outras pessoas e que logo, logo ele vai estar no chão entretido com seus brinquedinhos.

Quando se é mãe de primeira viajem a gente fica querendo dar um jeito pra tudo, tem que arrumar solucoes imediatas pra calar o choro, pra saciar a fome, pra fazer dormir... Ha que se limpar tudo, esterilizar as chupetas, passar o pano no chão, trocar as fraldas a cada hora, ter cuidado com as visitas... E se culpa terrivelmente quando algo não sai como planejado. Eu me culpei tanto pelas assaduras do Murilo! Pelas colicas, pelos espirros!

Hoje eu sou uma mãe bem mais relaxada, não me imponho tantas regras. Sei que apesar de ser o trabalho mais gratificante desse mundo, ser mãe nao é facil. Como resultado dessa consciencia, tenho um bebe super tranquilo.

O Alvaro ganhou de presente do Murilo uma mãe mais serena que se permite cometer alguns erros, que amamenta de madrugada assistindo televisao sem olhar pro relogio contando os minutos e distraida o suficiente pra não ter medo de dormir com ele no braco. Que nao vai ficar deprimida diante de uma assadura (que gracas a Deus ele nunca teve).
No periodo das colicas, eu colocava ele no sling e vinha pro computador, cantando pra ele mas ao mesmo tempo tentando me distrair e não me abater com o fato de ele estar chorando e eu não poder fazer nada pra mudar aquilo.

A casa vive cheia de brinquedos espalhados pelo chão, jantamos fora quando não da tempo de cozinhar porque ele esta carente e quer ficar no colo o dia inteiro. Pratico cama familiar e acho uma delicia dormir com ele depois do almoco.

Despreso os conselhos que visam evitar tudo de ruim que ha de acontecer no futuro: "desmama com 6 meses enquanto ele é novinho, depois pra ele largar vai ser muito mais dificil" ou "deixa ele chorar até aprender a dormir sozinho, porque depois de grande ele não vai querer dormir so". Ate hoje a gente le estorias pro Murilo dormir, que mal ha nisso? E se ele quizer mamar ate 3 anos, o que tem de mais? A minha receita é viver um dia de cada vez. E vamos enfrentar os problemas quando e se eles existirem.

Algumas coisas mudam quando se tem o segundo filho, mas outras permanecem iguais. O respeito pelo individuo (sim, vejo meus filhos como cidadaos) é praticado na nossa familia desde sempre! Pratico o amor. Nao bato. Palmada nao tem vez aqui em casa! Converso muito. Instruo o Murilo, explico, cobro. As coisas não correm soltas aqui em casa, nao. Se errou, tem que consertar, tem que ter consciencia do erro e se esforcar pra nao comete-lo outras vezes. E sei que tem funcionado. Quem conhece o Murilo sabe que ele é um rapazinho de bom coracao, muito doce e responsavel. E com o Alvaro sera assim tambem.

E meu dever como mãe fazer deles dois homens de bem. Por isso estou sempre me perguntando no que posso melhorar, o que devo fazer diferente. Ninguem tem a receita da mãe perfeita. Mas a gente segue tentando, dando o melhor de si pra ser a melhor do mundo pros nossos filhos, eles merecem!

2 comments:

Unknown said...

Valha achei que já estivesse comentado nessa foto...BB mais lindooo que eu amoo muitão!!!Bjão

Contos de Claudia said...

Que bom ser o segundo filho, não é Álvaro? Quantas vantagens! Vovó pensa muito em você, tipo, todos os dias, todas as horas, todos os minutos,segundos... Conto, também, os meses que faltam para poder me balançar na rede com você, cantar aquelas músicas antiiiiigas, mas que me davam muito prazer.Ai que vontade de beijar essa bochecha gostosa!!!!!